Olá!
A primeira coisa que devemos fazer para começar o nosso desenvolvimento é montar o ambiente de trabalho para que no meio do processo não seja preciso ficar buscando e instalando dependências.
1 - Navegador:
O navegador é a primeira coisa que devemos pensar, aparentemente é algo banal, todo mundo sabe que é necessário ter um para pelo menos estar lendo esse blog. Porém é algo mais complexo que isso, os navegadores são feitos por versões diferentes de interpretadores e compiladores o que é algo extremamente chato para um desenvolvedor que precisa fazer a adequação principalmente do CSS e em alguns casos do JavaScript. Por esse motivo é necessário que tenha-se mais de um instalado em sua máquina de trabalho, para que seja possível testar diferentes visualizações do seu projeto.
Recomendo a todos utilizarem o Google Chrome simplesmente por ser o mais completo e dificilmente apresentar algum problema de adequação com os códigos, mas realmente seria muito interessante que utilizassem todos.
Lista dos principais navegadores (gratuitos):
- Safari
- Opera
2 - Editor de texto ou uma IDE:
O editor de texto é o que o nome já diz e a diferença dele e uma IDE é que ele contém algumas mordomias a menos, pois a IDE é um ambiente integrado para desenvolvimento e contém alguns complementos que acabam facilitando mais o desenvolvimento. Porém a vantagem do editor de texto mais simples é o seu desempenho, ele acaba sendo mais rápido o que para mim me agrada muito mais.
Lista dos principais editores de texto (gratuitos):
- Brackets
Lista das principais IDEs (gratuitos):
- Eclipse
- Netbeans
3 - Servidor apache / Banco de dados MariaDB (MySQL)
O servidor apache é um servidor web que tem como responsabilidade aceitar requisições HTTP e servi-los com respostas HTTP. Ele é quem vai gerenciar as requisições feitas para o PHP, dessa forma tornando possível utilizar ele para a programação. Junto com esse servidor apache normalmente têm incluso o banco de dados MariaDB que é igual ao MySQL. Recomendo que baixem o servidor apache compatível com a versão mais atual do PHP.
Lista de servidores apache (gratuitos):
- XAMPP
- MAMP
Lista de softwares para acessar o banco de dados (gratuitos):
- Por padrão você pode acessar a página http://localhost/phpmyadmin que oferece um sistema para edição
- Sequel Pro
- MySQL Workbench
Lista de softwares para acessar o banco de dados (gratuitos):
- Por padrão você pode acessar a página http://localhost/phpmyadmin que oferece um sistema para edição
- Sequel Pro
- MySQL Workbench
Após escolher o navegador, editor de texto e o servidor apache, você terá que localizar a pasta onde você instalou o servidor e dentro dela procurar a pasta htdocs. Na pasta htdocs você irá criar todos os seus futuros projetos para que eles possam ser acessados pelo endereço de loopback (127.0.0.1) ou localhost pelo navegador que você escolheu.
A URL de acesso para a sua pasta raiz (htdocs) é o http://127.0.0.1/ ou http://localhost/ e para acessar um projeto é necessário que seja criada uma pasta do projeto dentro de htdocs e depois acrescentando na URL http://localhost/exemplo/. Nesse caso a pasta criada seria exemplo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário